Código de Ética

Publicidade e Trabalhos Científicos

É vedado ao médico:

Art. 131 – Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer veículo de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da coletividade.

Art. 132 – Divulgar informação sobre o assunto médico de forma sensacionalista, promocional, ou de conteúdo inverídico.

Art. 133 – Divulgar fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido por orgão competente.

Art. 134 – Dar consulta, diagnóstico ou prescrição por intermédio de qualuer veículo de comunicação em massa.

Art. 135 – Anunciar títulos científicos que não possa comprovar a especialidade para a qual não esteja qualificado.

Art. 136 – Participar de anúncios de empresas comerciais de qualquer natureza, valendo-se de sua profissão.

Art. 137 – Publicar em seu nome trabalho científico do qual não tenha participado; atribuir-se autoria exclusiva de trabalho realizado por seus subordinados ou outros profissionais, mesmo quando executados sob sua orientação.

Art. 138 – Utilizar-se, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, de dados, informações, ou opiniões ainda não publicadas.

Art. 139 – Apresentar como originais quaisquer ideias, descobertas ou ilustrações que na realidade não sejam.

Art. 140 – Falsear dados estatístciso ou deturpar sua interpretação científica.