Endocrinologia

O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna, que ajudam a controlar as atividades do organismo, como o metabolismo, a reprodução, o crescimento e desenvolvimento, assim como a resposta a determinados estímulos ambientais. As glândulas endócrinas incluem: tireoide, paratireoides, pâncreas, testículos, ovários, supra-renais, hipófise e hipotálamo.

As principais áreas de atuação desta especialidade são: tratamento do diabetes, da obesidade, doenças da tireoide, doenças do metabolismo, osteoporose, menopausa, andropausa, dislipidemias (colesterol e/ou triglicérides), infertilidade, distúrbios da puberdade, distúrbios da menstruação, alterações do crescimento/baixa estatura, doenças da hipófise, excesso de pelos, tumores benignos ou malignos das glândulas, e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

Para o endocrinologista interessa saber o “como” e o “por que” das coisas, não só das glândulas endócrinas, mas do organismo como um TODO!

Estas doenças são, com frequência, complexas e envolvem vários aparelhos e sistemas do seu organismo. Portanto, um endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, fazendo assim, com que todo o equilíbrio do sistema volte ao normal. É um campo de atuação muito vasto e que abrange diversas doenças e órgãos, já que os hormônios regulam quase que todas as funções do nosso organismo.

Profissionais:

alisson

Dr Alisson Rodrigues

Endocrinologia e Nutrologia | CRM 163922

Perfil Completo ...